Crea-PA, Ministério da Integração e Abenc-PA realizam fiscalização integrada nas obras do Porto Futuro, em Belém

Acessos: 1529

Na última quinta-feira, 06 de setembro, O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA) realizou uma vistoria conjunta com o Ministério da Integração Nacional, na presença do Ministro Antonio de Pádua Andrade, responsável pela pasta, nas Obras do Belém Porto Futuro. Esteve presente, também, o presidente da ABENC-PA, o engenheiro civil Alexandre Ferreira.

Pelo Crea-PA, além do presidente Renato Milhomem e os Conselheiros Pedro Paulo Mota e Almir Magalhães, estiveram presentes o Gerente de Fiscalização, Elival Cruz, junto com diversos fiscais do órgão. A visita serviu para atestar que a obra encontra-se regular com relação aos registros exigidos pelo Conselho, além de ver que encontra-se em estado avançado de execução.

IMG 2769

- O Crea-PA vem retomar o seu dever institucional, que é o de proteção da sociedade. Nada mais importante para isso do que se aproximar de órgãos e entidades em todos os âmbitos. O Crea-PA vem fazendo parceria com instituições educacionais, entidades de classe, órgãos federais, estaduais e municipais. E, hoje, em ação conjunta, o Crea-PA realizou essa espécie de “fiscalização integrada” com Abenc-PA e Ministério da Integração Nacional, abrindo um novo marco para o Conselho, onde vamos buscar mais efetivação nas nossas ações – destacou o presidente Renato Milhomem.

O Ministro Antonio Pádua, que conferiu pessoalmente o andamento das obras, destacou a importância de ações como a que envolveu a fiscalização integrada entre o seu Ministério, o Crea-PA e a Abenc-PA. Também aproveitou para dar detalhes sobre a segunda parte da obra, que deve ter edital aberto até o final do ano.

- É fundamental que a gente trabalhe em conjunto, para que tudo seja feito de maneira correta. E é bom ressaltar que essa aqui é apenas a primeira parte da obra, que pretende valorizar essa área nobre da cidade. Na segunda, a intenção é contar com hotéis de quatro e cinco estrelas, restaurantes, bares e até um prédio comercial, dentre tantas outras coisas. E é importante que o Crea-PA, um órgão muito atuante e que eu sempre vi com bons olhos, divulgue para as empresas paraenses que a gente pretende lançar o edital de projeto dessa segunda antes do final do ano – disse o ministro Antonio Pádua, ressaltando que nenhuma empresa paraense participou da concorrência da primeira parte da obra.

IMG 2516

Parte do complexo que compõe a primeira etapa do Belém Porto Futuro será inaugurado ainda esse ano. Entre essas partes, destaca-se a “ponte” que ligará a Avenida Pedro Álvares Cabral direto, por cima, do Canal da Doca, ao seu prolongamento até a extensão do novo ponto turístico. Será uma nova alternativa para desafogar o trânsito na Avenida Boulevard Castilho França.

IMG 2652