Conselheira do Crea-PA apresenta trabalho no Contec

Acessos: 828

A Engenheira Ambiental e conselheira do Crea-PA, Paula Fernanda Viegas Pinheiro, teve seu trabalho aprovado e avaliado no Congresso Técnico Científico. O artigo é resultado de uma vistoria técnica realizada pela conselheira e pelo Analista Técnico Roberto Mira, no município de Paragominas, após a enxurrada que atingiu a cidade, levando ao estado de calamidade pública.

O trabalho intitulado "Riscos de construção de barragens sem responsabilidade técnica: o caso do Município de Paragominas – Estado do Pará" alerta sobre o risco de executar obra ou serviço sem um profissional qualificado para tal.  Foram realizadas visitas em seis propriedades que tiveram barragens rompidas e entrevistas com proprietários e entidades públicas do município. Os resultados demonstraram que as fortes chuvas (cerca de 151,4 mm) que atingiram o município foram as maiores já registrada na história da cidade. Elas foram responsáveis pela elevação do nível d’água nas barragens, o que ocasionou rompimento e aumento do volume de água represada, atingindo casas, área urbana de Paragominas e deixando um rastro de degradação e pânico na população.

- O profissional habilitado possui todas as prerrogativas e técnicas para tornar o empreendimento mais seguro, o que possivelmente poderia estabelecer uma maior eficácia da barragem e até ter evitado o sinistro, ocorrido em virtude dos estudos e providências construtivas, o que nos leva também a solicitar que todas as barragens que venham a ser construídas sejam executadas por profissional habilitado e possua registro na forma de ART e as existências passem por avaliação e regularização - destaca a engenharia ambiental Paula Pinheiro.