Transformações digitais e a indústria 4.0 são temas de palestra

Acessos: 583

Evento reuniu cerca de 80 pessoas na Sala Ponta Verde, do Centro de Exposições Ruth Cardoso

O conceito de Indústria 4.0 engloba as inovações tecnológicas nas áreas da automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas junto aos processos de manufatura. “Através disso, a tendência é que os processos produtivos se tornem mais autônomos, eficientes e customizáveis. O que pode significar uma espécie de nova revolução industrial”, sinalizou o palestrante, professor e engenheiro civil Eduardo Setton durante a palestra sobre “Transformações digitais e a indústria 4.0”.

Palestra “Transformações digitais e a indústria 4.0”

Outros temas abordados foram a robótica, a nanotecnologia e os novos materiais. O professor e engenheiro aproveitou para fazer uma crítica ao sistema de ensino atual. “Desde o ensino médio as pessoas separaram as disciplinas assim como na universidade.  E eu acho que o grande desafio das novas gerações é integrar as coisas. Não dá para você pensar em material compósito, se você não pensar em nanotecnologia. Não dá para pensar em uma tecnologia um pouco mais sofisticada se você não pensar na robótica”, criticou o palestrante. 

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

Setton também manifestou preocupação com os impactos que as transformações podem causar na indústria e deu o exemplo de uma perna mecânica que imprimiu em uma impressora 3D, a partir de um arquivo que simplesmente baixou na internet. Para ele, a união e troca de conhecimento profissional é a saída. “As grandes parcerias entre estados são fundamentais, da mesma forma que acho que buscar conhecimento fora, internacionalmente. A gente precisa, enquanto país, ter solidariedade.”, disse.  

Público presente na palestra

Por quase duas horas, na Sala Ponta Verde, do Centro de Exposições Ruth Cardoso, ele falou para cerca de 80 pessoas que estavam na plateia e que tiveram a oportunidade de interagir e pedir opiniões sobre temas diversos.

Reportagem: Alex Ferreira (Crea-PA)
Edição: Fernanda Pimentel (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa
Equipe de Comunicação da 75ª Soea
Fotos:
 Art Imagem Fotografias