Governo lança edital para escolha de estudo preliminar do Parque da Cidade

Acessos: 491

Para ressignificar a área do Aeroporto Brigadeiro Protásio, no bairro do Souza, em Belém, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou nesta sexta-feira (13) o edital Prêmio Conceito do Parque da Cidade, para escolher o projeto arquitetônico que transformará o espaço, ainda hoje aeroportuário, em um complexo de lazer. O aeroporto será remanejado.

O governador Helder Barbalho apresentou a iniciativa como o maior projeto paisagístico-urbano dos últimos 100 anos. "Nós não temos o direito de pensar pequeno. Estamos diante de mais uma oportunidade de criar um novo cartão de visitas, um portal de entrada para quem quer aqui estar", ressaltou. Em seguida, o governador anunciou que, a partir da criação do projeto executivo, vai sugerir que a Câmara Municipal de Belém crie uma comissão específica de acompanhamento das obras.

O espaço de 93 hectares equivale a 20 campos de futebol, e faz divisa também com os bairros do Marco, Pedreira, Sacramenta e Marambaia. Por se tratar de uma área pouco verticalizada, possui uma ventilação diferenciada, um dos pontos considerados na escolha do local.

"É um presente para nossa cidade, um projeto sonhado e desejado por todos nós em tanto tempo, também por conta de nossa enorme carência por áreas de lazer na cidade. A missão que o governo do Estado nos dá é também um presente, e um grande desafio, de fazer da cultura um instrumento de desenvolvimento socioeconômico", explicou a titular da Secult, Ursula Vidal.

IMG-20191213-WA0097.jpg

O CREA-PA esteve presente no lançamento do edital com o Conselheiro Eng. Civil Almir Magalhães Junior, que falou da importância do projeto. “O Grupo de Trabalho montado pelo Governo do Estado através da SECULT foi muito técnico e sensato quanto às diretrizes a serem seguidas na elaboração do Termo de Referência para o Concurso Prêmio Conceito Parque da Cidade. O resultado desta colaboração entre os órgãos e instituições de ensino superior será a obtenção da mais refinada gama de estudos preliminares vindos de todo o País para melhorar nossa Belém e levar o turismo de nossa cidade a outro patamar, mudando a forma como o belenense e os turistas enxergam a ideia de lazer e cultura. Me sinto muito honrado de fazer parte deste trabalho, colocando o nome do nosso Conselho ainda mais na história de nosso estado”, ressaltou o Eng. Civil Almir Magalhães Junior.

IMG-20191213-WA0127.jpg

IMG-20191213-WA0095.jpg

Foto: Jader Paes (Agência Pará).

Fonte: Agência Pará