Diretoria do CREA-PA participa de inspeção à obra de reconstrução da Ponte do Rio Moju, que será entregue ainda em 2019

Acessos: 535

Um grupo de representantes de diversos órgãos, entre eles membros da diretoria do CREA-PA e o Secretário de Transportes, Eng. Civil Pádua Andrade, inspecionaram as obras na Ponte do Rio Moju, que está sendo reconstruída, após cair em um acidente com uma balsa, no primeiro semestre de 2019.

A obra prevê a construção de dois vãos livres de 134 metros de comprimento, em uma ponte estaiada sobre o Rio Moju, e acontece em um canteiro flutuante composto por 12 balsas, obedecendo critérios de proteção ambiental.

2019 12 11 at 10.10.49

- Fiquei impressionada com a responsabilidade e a preservação do meio ambiente. A preocupação em não deixar cair entulho para prejudicar a fauna e a flora. É uma obra gigantesca, e a gente vê o mínimo, até de barulho do maquinário, que é bem menor que o habitual. Houve uma preocupação dos engenheiros da empresa, e também do governo, que supervisiona a obra para que tudo seja direcionado à preservação ambiental. Assim como não se observa grandes áreas devastadas no entorno, rio livre de restos de obras e a preservação de um cemitério bem ao lado da construção – ressaltou a Engenheira Florestal Tânia Giusti, diretora CREA-PA, em entrevista à Agência Pará. Pelo Conselho, também estiveram representando a Diretoria o Eng. Agrônomo Pedro Paulo Mota, o Eng. Civil Antonio Noe Carvalho e a Eng. Civil Inês Maria.

 

2019 12 11 at 10.11.40

400 operários trabalham 24 horas por dia na reconstrução da ponte, na retirada dos escombros e das equipes que fazem a travessia de veículos por balsas e a navegação de ribeirinhos na área da construção. A obra está no último mês de trabalho, já na fase de instalação das aduelas (segmentos de 12m de comprimento, partes da pista) e cabos estais. Oito das 20 aduelas já estão instaladas, além de 16 dos 40 cabos estais.
- Tudo é feito com muito cuidado para garantir a preservação das vidas nas operações de construção da ponte. Com a obra nesse ritmo, até o dia 16 de dezembro será alcançado o desafio da religação da ponte, e entraremos na última etapa de pavimentação da pista para entregar a obra antes do Natal - disse o secretário Pádua Andrade.

 

2019 12 11 at 10.12.10

Pelo cronograma apresentado durante a vistoria, a obra da ponte será entregue no próximo dia 23. A ligação de uma das quatro pontes da Alça Viária, na PA-483, foi interrompida no dia 06 de abril deste ano, após o choque de uma embarcação que derrubou 268 metros da ponte.

 

2019 12 11 at 10.11.49

Também acompanharam a inspeção o sub-comandante da Defesa Civil, coronel Jaime Benjó, o general do Exército Anísio David de Oliveira Júnior, comandante da 8ª Região Militar, e o coronel Hayman Souza, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

 

2019 12 11 at 10.44.39 

Fonte: Agência Pará