Confea leva informações ao público do Simpósio de Climatologia

Acessos: 339

Uma expressiva parcela das atividades humanas depende de monitoramento meteorológico contínuo e eficiente. Estão nesta lista, por exemplo, a gestão de recursos hídricos, a agricultura e pecuária, a geração de energia elétrica e a navegação aérea e marítima. Atento à importância da meteorologia para a sociedade, o Confea patrocina nesta semana o VIII Simpósio Internacional de Climatologia (SIC).

clima publico

O evento, que acontece em Belém (PA) e iniciou dia 11 e finaliza hoje 14, reúne a comunidade científica e profissional do Brasil e do exterior para discutir temas associados ao clima e seus impactos nas atividades humanas. Promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SMET), o evento tem ainda o objetivo de promover, incentivar e divulgar as pesquisas na área de meteorologia e climatologia, congregando pessoas que se dedicam ou se interessam pelo tema, visando uma cooperação estreita entre os congressistas, levando a um efetivo intercâmbio de informações e de conhecimentos. 

clima minicurso

Foram esperados 500 participantes nesta edição que contou com minicursos painéis, plenárias e apresentação de trabalhos científicos e operacionais. Ao todo, 16 palestrantes, além de representantes de 12 países, compõem a programação do simpósio.

clima publicacoes

Participação do Confea
No estande do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o público pode obter cartilhas sobre acessibilidade, Código de Ética Profissional e serviços prestados pelo Confea e Creas, além de ter a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o Sistema Profissional.

clima abertura

Representantes do Conselho também levam informação aos participantes do simpósio. O conselheiro e coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-RJ, Ivan de Abreu, destacou, em sua fala na cerimônia de abertura, que a meteorologia ganha ainda mais espaço no Sistema a partir do momento que as geociências são enfatizadas pela atual gestão do Confea. “Isso mostra a força e o respeito que o presidente Joel Krüger tem pela nossa área”, disse ao representar o dirigente do Conselho Federal no simpósio.

clima muzzolon

Na terça-feira (12), o assessor do Federal, eng. amb. Renato Muzzolon Jr., ministrou palestra sobre a atuação do Sistema Confea/Crea. Explicou, por exemplo, que “ao verificar, fiscalizar, regulamentar e aperfeiçoar o exercício e as atividades da engenharia, da agronomia e das geociências, o Sistema zela pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do Brasil, com base nos princípios éticos”.

Muzzolon Jr. reforçou para o público a relevância da engenharia para a retomada do crescimento do país. “Para a maioria dos itens que possuímos, a existência só foi possível por meio de um engenheiro para executá-la. Portanto, o impacto maior da engenharia está na atuação daqueles que transformam ideias em algo possível de existir”, ressaltou.

2019 11 13 at 11.00.08

O Crea-PA também marcou presença na agenda.Durante a palestra, o Eng. Mec. Newton Sure Soeiro, deixou o público informado das atividades do Conselho Regional, das atribuições profissionais, da importância do cumprimento do Código de Ética e da utilização da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Confira mais informações sobre o evento em http://www.sic2019.com.br/#

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do site do evento
Colaboração: Glênio Furtado