Dia da Amazônia é comemorado no auditório da FAEPA com evento alusivo

Acessos: 108

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 30 de setembro, o evento alusivo ao dia da Amazônia, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), em Belém.

IMG 9836 

Com a presença de várias autoridades de diversos órgãos, a abertura foi com a fala do conselheiro do CREA-PA, Geólogo José Pastana, que realizou as apresentações dos palestrantes e falou sobre a representatividade do evento para a sociedade.

 

IMG 9823

Após a introdução, o vice-presidente do CREA-PA, Eng. Civil Antonio dos Santos Ferreira Neto, representando o Presidente Renato Milhomem, agradeceu a presença de todos os profissionais inscritos e as autoridades presentes. Pela FAEPA, representando o Presidente Carlos Xavier, esteve o Eng. Agrônomo Dilson Augusto Capucho Frasão.

 

IMG 9845

A primeira palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Dr. Alfredo Kingo Oyama Homma, atualmente pesquisador na Embrapa Amazônia Oriental. Com o tema “agronegócio sustentável”, o Engenheiro realizou a apresentação sobre o processo de mudança histórica da agronomia na Amazônia e todo o contexto dessa mudança.

O Engenheiro explicou sobre as políticas de governança e de supressão do desmatamento amazônico, mostrando dados atuais de 76 milhões de hectares desmatados, equivalente a 3 vezes o estado de São Paulo. O palestrante falou também, sobre a utilização de áreas degradadas para a pecuária e agronomia, pontuando sobre a necessidade de uma cultura permanente mostrando dados sobre a produção do cacau que, a partir de 2015, o estado do Pará se tornou o principal produtor. Ao final da apresentação, o agrônomo falou sobre o incentivo à pesquisa e o quanto pode ser benéfica para o estado.

 

IMG 9881

A segunda palestra foi apresentada pelo Geólogo Francinaldo Ferreira, Geotécnico da Companhia Vale, que falou sobre o sistema de monitoramento das barragens de rejeito de mineração da Vale no Pará. Ele iniciou a palestra falando sobre o processo de mineração, desde o estudo de viabilização até o de escoamento do minério. O ponto focal foi a apresentação dos elementos que compõem uma barragem, leis que regem a construção de e as políticas de segurança envolvendo todos próximos a ela.

Ao final da apresentação, o geólogo explicou como funciona o monitoramento das barragens da Vale e todos os aparatos que são usados para monitorar e garantir a segurança civil de todos os envolvidos diretos e indiretamente.

 

IMG 9916

A última palestra foi ministrada pelo Engenheiro Mecânico Kleber Ferreira de Menezes, que falou sobre a Logística de Transportes Multimodais na Amazônia. Ele abordou vários pontos sobre os Modais de Transportes, Corredores de Logísticas que afetam todas as áreas de produção do estado paraense e a importância do corredor de Carajás para a produção do minério. Na oportunidade, o palestrante apresentou dados importantes sobre a malha rodoviária. Atualmente existem 130 rodovias, com uma extensão total de malha viária de 7.431,91 km, divididos em 3.856,25 km não pavimentados e 3.575,66 km pavimentados.

Ao final da apresentação o Engenheiro falou sobre os principais portos de escoamento de toda a região Amazônica e a importância dos mesmos para o desenvolvimento da economia na região.

 

IMG 9930

A segunda parte do evento foi o ciclo de perguntas e respostas. A mesa foi composta pelo Presidente da FAEPA Carlos Xavier, o Presidente do CREA-PA Eng. Civil Renato Milhomem, o conselheiro do CREA-PA, Geologo José Maria do Nascimento Pastana, os palestrantes Eng. Agrônomo Dr. Alfredo Kingo Oyama Homma, Geólogo Francinaldo Ferreira do Rego Sindeaux, o Eng. Mecânico Kleber Ferreira de Menezes e mediando a mesa o conselheiro do CREA-PA, Eng. Civil Eduardo Brandão.

 

IMG 9866

Com mais de 5 horas de evento, os inúmeros inscritos puderam participar ativamente de toda a programação proposta, apresentada por nomes importantes da Engenharia, Agronomia e Geociências, divulgando dados e informações atualizadas, disseminando conhecimento sobre o atual estado da Amazônia.