Grupos de Trabalho concluem votação de propostas no CNP

Acessos: 110

Com número variável de integrantes e diferenciados por cor, os oito grupos de trabalho na tarde desta sexta-feira, 20 de setembro, todas as 45 Propostas Nacionais Sistematizadas do 10º CNP, em torno dos eixos temáticos: atuação profissional, atuação das empresas, infraestrutura, inovações tecnológicas e recursos naturais. Na tarde deste sábado (21), seguem para a plenária final somente as propostas rejeitadas em seis ou mais grupos. As demais estarão automaticamente aprovadas.

GT Amarelo

Formado por convidados e os 64 delegados eleitos durante os Congressos Estaduais de Profissionais (CEP), o grupo discutiu as 45 propostas, das quais nove foram reprovadas. Neste grupo, representando o CREA-PA, estavam a Eng. Amara Melo, o Eng. Agr. Pedro Paulo Mota, o Eng. De Seg. do Trabalho Rui Dinamar e o Eng. Civil Harold Sadalla.

cnp_amarelo.jpg

GT Azul

Na sala dois do 10º CNP, classificada como grupo azul, foram aprovadas 38 propostas e sete rejeitadas pelos 67 delegados. Neste grupo, o CREA-PA foi representado pelo Eng. Civil William Velasco, a Eng. Civil Telma Aleixo, a Eng. Agr. e Gerente Regional da Mútua-PA Ana Maria de Faria, além do Eng. Naval Juarez Botelho Junior.

charlene_GT2.jpg

GT Laranja

Com a participação de cerca de 60 delegados, o Grupo de Trabalho 3 (Laranja) apreciou e votou todas as 45 Propostas. Destas, 33 foram aprovadas e 12 reprovadas. A Coordenadora foi a Eng. Amb. Paula Pinheiro Paiva, Conselheira do CREA-PA, a única mulher entre os coordenadores. Representando o Pará também esteve o Eng. Civil Alexandre de Moraes Ferreira.

- É um momento ímpar na minha vida profissional, poder contribuir para o Conselho e isso também é muito importante para a mulher na engenharia, por possibilitar que a gente mostre o nosso potencial, nossa capacidade, enquanto profissional que faz parte do sistema. Algumas propostas tiveram destaque, principalmente as de ensino à distancia. Estas foram todas repudiadas e rejeitadas. Também tratamos sobre melhorias do sistema, de livro de ordem, de ARTs, além de ações que buscam que o sistema melhore cada vez mais – disse a Conselheira.

laranja_geral.jpg

GT Cinza

O grupo 4 (Cinza) discutiu todas as 45 propostas nacionais sistematizadas. Destas, 36 foram aprovadas, muitas, por ampla maioria. Neste grupo estava o Presidente do CREA-PA, Eng. Civil Renato Milhomem.

- Os temas propostos são de extrema relevância para nós engenheiros, agrônomos e da geociências. Diante da crise que vem assolando o Brasil, nós precisamos ter um direcionamento propositivo pra amenizá-la, principalmente através da nossa atividade fim, a fiscalização. É ela que dá um melhor produto final à realização de obras, estruturas e equipamentos capazes de aumentar o desenvolvimento, a produtividade e a competitividade em nosso país – disse o Presidente Renato Milhomem.

CNP_cinza_participa.jpg

GT Rosa

Com 48 delegados com e sem mandato presentes, o grupo Rosa promoveu as discussões das 45 Propostas Nacionais Sistematizadas (PNS), ao longo de toda a tarde desta sexta (20). Nesta grupo estava o Coordenador Nacional da Câmara de Engenharia Civil do Confea e Conselheiro do CREA-PA, Eng. Civil Carlos Eduardo Domingues e Silva.

Leticia_Grupo_Rosa_participantes.jpg

GT Verde

No grupo 6 (Verde) do 10° Congresso Nacional dos Profissionais (10° CNP), os 55 delegados presentes no evento votaram e aprovaram 35propostas, tendo rejeitadas outras 10.Pelo CREA-PA estava a Eng. Civil Janusa Merlem Lopes.

verde_grupo_contraplano_0.jpg

GT Vermelho

No Grupo 7 (vermelho), das 45 propostas discutidas, apenas nove foram rejeitadas pela maioria dos delegados do grupo.

Rafael_Vermelho_Voto.jpg

GT Preto

No grupo oito do 10° CNP (Preto), 58 delegados de diferentes estados do país apreciaram e votaram as 45 propostas. Ao todo, foram aprovadas 38 propostas e sete rejeitadas. Eng. Civil Regina Marques Dias e o Téc. em Agropecuária Leonardo Neves.

preto_votacao.jpg

Reportagem: Almir Moura (Crea-MG), Beatriz Leal (Confea), Brunno Falcão (Crea-GO), Charlene Frota (Crea-RO), Erta Souza (Crea-RN), Henrique Nunes (Confea), Íris Valéria (Crea-SE), Letícia Almeida (Crea-DF), Maria Helena de Carvalho (Confea) e Rafael Valentim (Crea-AM)

 

Edição: Alex Ferreira

Fotos: Damasceno Fotografia/Confea