10º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA encerra com a plenária temática e propostas aprovadas para o 10º CNP

Acessos: 198

A última parte da programação do 10º CEP seguiu com a organização dos grupos de trabalhos, que teve a função de debater assuntos temáticos, com propostas que serão levadas ao 10º Congresso Nacional de Profissionais.

Em primeiro momento, cada grupo teve a responsabilidade de elaborar cinco propostas, para serem apresentadas e debatidas entre todos na plenária temática. As propostas seguiram linhas com temas voltados para a inovação tecnológica, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia.

 

IMG 8326

O primeiro grupo, representado pelo Engenheiro Eletricista Gilberto Drago, apresentou a proposta para a diminuição tributária dos encargos para engenheiros e empresas. Foi apresentada como segunda proposta a facilitação para os pequenos produtores, construtores, projetistas ou consultores para o acesso à tecnologia e serviços com custo compatível.

 

IMG 8335

O segundo grupo, representado pelo Engenheiro Civil Rui Dinamar, abordou as propostas com temas voltados aos recursos naturais. A primeira aborda a seletividade de resíduos comerciais e de empreendimentos. A segunda trata de ações de educação ambiental promovidas pelos CREAs. Outra proposta foi o incentivo para a utilização da biomassa dos resíduos para a geração de energia elétrica. O grupo apresentou, ainda, uma proposta para a utilização de resíduos para a produção de adubo orgânico.

 

IMG 8353

O terceiro grupo, representado pela Engenheira Civil Rosimar Reis, apresentou a proposta para a infraestrutura. A idéia é de realizar um convenio entre o Sistema CONFEA/CREA e Mútua com as administrações municipais, para elaboração de projetos de infraestrutura básica.

 

IMG 8358

O quarto grupo, representado pela Engenheira Civil Telma Aleixo, apresentou as idéias voltadas para atuação profissional. A liberação da plataforma BIM para os profissionais foi a primeira apresentada. Outras idéias foram a elaboração de projetos com gestão de processos e a potencialização da produtividade, a melhora de análise da ART fora de época e a implantação de treinamento prático para os acadêmicos de Engenharia.

 

IMG 8371

O quinto grupo, representado pelo Engenheiro Civil Alexandre Ferreira, apresentou a criação de disciplinas voltadas para o direito civil imobiliário, títulos e documentos de imóveis e a elaboração de norma que oriente o escopo de estruturação do termo de referência, vinculando como grade curricular do profissional.

Finalizando o último dia do Congresso Estadual de Profissionais, foram apresentadas e votadas todas as propostas na Plenária Temática. No total foram apresentadas 22 propostas, sendo 16 aprovadas, que serão levadas ao Congresso Nacional de Profissionais que acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro, em Palmas-TO.