Manhã do segundo dia do CEP foi marcada por palestras sobre pontes, recursos naturais e a Mútua

Acessos: 422

O 10º Congresso Estadual de Profissionais chegou ao segundo dia com uma manhã que teve a realização de palestras sobre temas de relevante importância para os profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências. O evento é uma oportunidade de debater e propor ideias sobre os rumos das profissões regidas pelo sistema Confea/CREA.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Engenheiro Civil Pedro Afonso Almeida, com o tema “Inovações Tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia”. O paraense de Oriximiná-PA é uma das maiores autoridades do Brasil em pontes. Ele deu diversos exemplos de estruturas no país e no mundo, fazendo uma explanação técnica sobre o assunto. Pedro também é um dos engenheiros responsáveis pelo projeto de recuperação da ponte que caiu sobre o Rio Moju. O assunto foi abordado com profundidade pelo palestrante, o que gerou debate com diversas perguntas de uma platéia bastante participativa.

IMG 8057

b2.JPG

 

IMG 8116

Na sequência da programação, o Engenheiro Civil Paulo Maurício de Oliveira Pinho palestrou sobre o papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e no aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade. Ele falou com detalhes sobre o histórico de marcos ambientais que ajudaram a construir as políticas públicas de valorização e preservação de recursos naturais e meio ambiente, destacando que a maior reserva ambiental do mundo é o Estado do Pará. O Engenheiro reforçou, ainda, que é preciso buscar um meio termo entre o “preservar tudo” e o “gastar tudo” em relação aos recursos naturais do planeta.

 

IMG 8132

Encerrando a manhã, o Engenheiro Civil Paulo Roberto Guimarães, presidente-diretor da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, palestrou sobre o seguinte tema: a Mútua e suas ações de visando o fortalecimento da Engenharia e da Agronomia. Ele deu detalhes sobre o que vem sendo estudado para que os benefícios ofertados aos profissionais mutualistas sejam cada vez maiores, destacando que os juros praticados na Mútua são mais competitivos que os de quaisquer bancos, assim como há incontáveis benefícios sociais que valorizam o profissional que se associa.

A programação segue na tarde desta quinta-feira, 27 de junho, a partir das 14h, quando as palestras abordarão os seguintes temas: Inovações Tecnológicas em engenharias de hospitais, com o Engenheiro de Produção Rodolfo Fernandes More;  Governança das empresas de engenharia e obras públicas, com o Engenheiro Civil e Presidente do Sinduscon, Alex Dias Carvalho; e Tecnologia e inovações voltadas para a segurança de barragens, com o Engenheiro Ambiental Bernardo Caires.

O 10º CEP vai até esta sexta-feira, 28 de junho.

b1.JPG

b5.JPG

IMG_8122.JPG