Palestra com o tema central do evento marcou abertura do 10º CEP

Acessos: 223

Nesta quarta-feira, 26 de junho, aconteceu o primeiro dia do 10º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA. Realizado a cada três anos, o evento é a principal oportunidade para que profissionais debatam, sugiram e reúnam subsídios para melhorias nas profissões regidas pelo sistema Confea/CREA.

Compuseram a mesa principal o Presidente do CREA-PA, Eng. Civil Renato Milhomem; o chefe de gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Antonio Rossafa; o Diretor Presidente da Mútua, Eng. Civil Paulo Roberto Guimarães; a Coordenadora da Comissão de Organização do CEP, Eng. Amb. Paula Pinheiro; o Secretário de Transportes do Pará, Eng.Civil Pádua Andrade; o Presidente do Sinduscon, Eng. Civil Alex Dias Carvalho; e o Presidente da ABENC-PA, Eng. Civil Alexandre de Moraes Ferreira.

IMG 79888

O Presidente do CREA-PA, Eng. Civil Renato Milhomem, fez a abertura oficial do evento. Puxando como base o tema central, ele destacou os desafios para o futuro do exercício das profissões regidas pelo sistema Confea/CREA.

- Na velocidade e na rapidez com que as coisas acontecem e se inovam, o profissional precisa estar antenado nas novas tecnologias e demandas econômicas, sociais e culturais de um mundo em constante transformação. Este Congresso é uma oportunidade que o sistema possibilita aos profissionais discutirem os rumos da nossa engenharia e da nossa agronomia, através da discussão e da formulação de propostas que serão julgadas e, caso aprovadas, encaminhadas para o Congresso Nacional de Profissionais - disse. 

b6.JPG

Logo após a aprovação do regimento do Congresso, aconteceu a palestra do Engenheiro Agrônomo e Chefe de Gabinete do Confea, Luiz Antonio Rossafa. Ele falou sobre o tema central do CEP, Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento nacional.

Sob o olhar de uma platéia atenta, o Engenheiro trouxe números e informações importantes que retratam o momento atual não apenas da área tecnológica no Brasil, mas também de diversos fatores sócio-econômicos do país. Ele falou, ainda, sobre inovações tecnológicas, recursos naturais, atuação profissional e das empresas de engenharia, infraestrutura e os desafios que o Brasil enfrenta no presente para a melhoria da área no futuro.

b3.jpg

A programação segue nesta quinta-feira, a partir das 9h, com diversas palestras, sendo a última com previsão para se iniciar às 16h. Os temas são diversos. Entre eles: inovações tecnológicas; O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização dos recursos naturais; as ações da Mútua visando o fortalecimento da Engenharia e da Agronomia; os rumos da formação profissional brasileira; governança das empresas de engenharia e obras públicas; e inovações e tecnologias voltadas para a segurança de barragens.

IMG 804

O 10º CEP acontece até a próxima sexta-feira, 28 de junho. As principais propostas debatidas no evento serão defendidas por delegados com mandato e sem mandato eleitos, que irão representar o CREA-PA no Congresso Nacional de Profissionais. O evento será realizado em Palmas-TO, no mês de setembro.