CREA-PA realiza palestra de PMOC para fiscais da vigilância sanitária e profissionais do sistema CONFEA/CREA

Acessos: 451

Benefícios do Plano de Manutenção, Operação e Controle de Ar Condicionado (PMOC) foi o tema da palestra realizada nesta terça-feira, 18 de junho, para os fiscais da vigilância sanitária de Belém e Ananindeua.

IMG 20190619 24

A palestra, ministrada pelo Conselheiro do CREA-AL, Eng. Mecânico Francisco de Assis Medeiros, em parceria com o CREA-PA, teve como ponto principal a qualidade do ar em ambientes climatizados, com o objetivo de preservação da saúde das pessoas que trabalham e utilizam esses ambientes, de acordo com a Lei 13.589/2018, Portaria 3.523/98 do Ministério da Saúde. O presidente do CREA-PA Renato Milhomem, esteve presente no evento.

 

IMG 20190619 23

A palestra teve a duração de 3 horas. Dedicada às fiscalizações das agências de vigilância sanitária de Belém e Ananindeua, abordou diversos pontos como a poluição do ar interior e riscos para a saúde, legislação da ANVISA, riscos de acidentes na manutenção de condensadoras em fachadas, plano de ação para fiscalização, entre outros pontos.

De acordo com o Superintendente Administrativo do CREA-PA, Eng. Mecânico Jeferson Cordeiro de Lima, a palestra representa um evento histórico envolvendo as parcerias entre o CREA-PA e as fiscalizações.

- Pela primeira vez o Conselho recebe os nossos parceiros de fiscalização das Vigilâncias Sanitárias de Belém e Ananindeua, em uma nova sistemática de fiscalização inteligente que vai de encontro às novas necessidades da sociedade – afirmou o Superintendente.

Para o Conselheiro do CREA-PA e Coordenador da Câmara de Eng. Mecânica, Eng. Mecânico Newton Soeiro, a palestra tem um assunto de extrema relevância para os profissionais e para as fiscalizações dos municípios, por abordar pontos relacionados à saúde.

- A palestra é de grande importância porque trata de um assunto relacionado ao condicionamento de espaços fechados, no que tem a ver com a parte de temperatura e umidade dentro do ambiente e de outros fatores de risco, por isso convidamos as Vigilâncias Sanitárias das Prefeituras de Belém e de Ananindeua – informou o Conselheiro.

Para o Coordenador Adjunto da Câmara de Eng. Mecânica do CREA-PA, Eng. Mecânico Ricardo Batista, a palestra foi agregadora por se tratar de um tema que fala da qualidade do Ar em ambientes de convívio diário.

 - O assunto é de muita profundidade em relação à questão da qualidade do ar. Eu me senti satisfeito, porque precisamos observar essa qualidade em vários ambientes, exemplificando os ambientes hospitalares, centros cirúrgicos, onde ocasionalmente pessoas adquirem infecções – afirmou o Coordenador.

Para a Técnica da Vigilância Sanitária de Belém, Jacileia da Costa, a palestra deu suporte para que se realize um trabalho positivo em torno da fiscalização.

 - A palestra foi muito produtiva, principalmente para que a gente possa trabalhar de uma maneira mais positiva dentro da vigilância, conforme as atividades que são desenvolvidas – declarou Jacileia.

Outra participante da palestra foi a Fiscal da Vigilância Sanitária de Ananindeua, Débora Barros, que falou da importância desse tema em passar conhecimento voltado para a aplicação em campo.

Porque nós vamos ter um embasamento prático teórico e prático para que nós possamos cobrar com maior qualidade as empresas estão prestam esse tipo de serviço – falou a Fiscal.

Finalizando a palestra, o Conselheiro do CREA- AL, Eng. Mecânico Francisco Medeiros, falou da importância da realização de eventos voltados aos profissionais e o papel que o CREA-PA exerce tomando a frente nessas ações e de futuros treinamentos.

- O CREA-PA está desempenhando um papel muito importante na medida em que está assumindo a liderança, viabilizando ações de fiscalização referente a esses tipos de treinamentos. Deveremos ter, também, um segundo treinamento conclusivo, onde serão disponibilizados todos os mecanismos das ferramentas, arquivo e todo o material necessário para implementar uma ação fiscalizadora coletiva em todas as empresas que se enquadram na legislação – concluiu o Conselheiro.

 

IMG 20190619 19

Ainda nesta terça-feira, pelo período da tarde, a palestra foi ministrada no auditório do Instituto de Tecnologia ITEC/UFPA, em parceria com a Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM/ITEC/UFPA. Foi voltada para estudantes e contou com um público numeroso.

 

IMG 20190619 21

Assim também aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, no auditório do CREA-PA. A palestra foi aberta para profissionais e estudantes. Mais de 80 pessoas compareceram e puderam assistir e interagir com o Eng. Mecânico Francisco de Assis Medeiros, através de perguntas e debates a respeito do tema (PMOC).

 

IMG 20190619 20

 

IMG 20190619 22