Inspetores e conselheiros ganharam capacitação e esclarecimentos - 15/02/2013 14:07:44
Autor: Raquel Rodrigues
Fonte: Ascom CREA-PA

As atribuições do Inspetor foi tema da palestra ministrada pelo coordenador regional Roberto Mira Puty, durante o Seminário de Inspetores do CREA-PA, na última quinta, dia 7. Dentre as funções determinadas para o representante da presidência nos demais municípios do Estado está a articulação com órgãos públicos e privados visando o estabelecimento de convênios e parcerias em prol do desenvolvimento das atividades.


Além dos esclarecimentos quanto às especificações das atribuições profissionais, os Inspetores também receberam informações sobre a proposta de continuidade do processo de descentralização das atividades das inspetorias. "Serviços de emissão de registro profissional, recadastramento, visto profissional, análise de ART, que já vêm sendo executados em algumas inspetorias, nós pretendemos expandir para todas as demais, contribuindo assim para facilitar a resolução das demandas dos profissionais", analisou.

Engenharia pública foi o tema da palestra ministrada pela conselheira regional Ana Maria Faria, na tarde do dia de programações. "Vocês são nossos melhores multiplicadores, tenham a certeza de que com a Engenharia Pública todos só temos a ganhar, tanto profissionais quanto sociedade".

         Com o exemplo da implantação da Lei no município de Tucuruí, os inspetores dos demais municípios receberam as informações necessárias para a implantação nas demais regiões do estado. "Com certeza vamos apoiar a implantação desta iniciativa junto às prefeituras municipais, solicito inclusive que uma minuta desta proposta seja encaminhada para todas as inspetorias", afirmou o Inspetor de Bragança, eng. de pesca Dionísio Sampaio. 

Para o eng. civ. Antonio Caldas de Oliveira, da Inspetoria de Ananindeua, o encontro superou as expectativas em termos de aquisição de conhecimento e aprendizado. "Eu não imaginava que iria sair daqui com tanto conhecimento, realmente foi muito gratificante", ressaltou o inspetor.

 

Conselheiros

      Entre os conhecimentos repassados aos novos conselheiros, que tomaram posse para o mandato de 2013 a 2015, estava as causas que configuram o exercício ilegal da profissão. "Estudos, plantas, projetos e laudos e qualquer outro trabalho de engenharia só terão validade quando seus autores forem profissionais habilitados", explanou o coordenador técnico, Valmar Aníbal, ministrante da palestra para os novos conselheiros.  O objetivo foi promover maior integração dos novos integrantes do Conselho com as normas e legislações que regem a análise dos processos junto às câmaras especializadas respectivas.

 
Tv. Doutor Moraes, 194-Nazaré-Belém-PA  CEP:66.035-080 Tel/Fax (91)3219-3402/3403/3404 - Funcionamento 8h às 16h:30mim