Presidente do Confea participa da Reunião Plenária do CREA-PA - 14/02/2013 11:08:10
Autor: Raquel Rodrigues
Fonte: Ascom CREA-PA

A reunião plenária ordinária do CREA-PA, realizada na última quinta, dia 7, contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. civ. José Tadeu da Silva. Cumprindo a agenda de programações no CREA-PA, o presidente do Confea enfatizou o Regional do Pará como um exemplo para todo o país, principalmente por assumir com êxito a responsabilidade de fiscalizar este grande espaço territorial, por vezes com dificuldades de deslocamento.

"Esta é uma noite muito especial, me sinto muito grato por estar participando deste momento, sabemos que mesmo com as dificuldades enfrentadas, nosso papel neste estado vem sendo cumprido com êxito", afirmou José Tadeu.

Em seu discurso, o presidente do Confea abordou ainda sobre o sombreamento profissional, fator agravado pelas divergências com outros Conselhos profissionais, como o CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, e CRQ, Conselho Regional de Química. "A gente espera que consigamos manter a harmonia", observou Tadeu. Em relação ao processo de atualização das legislações do Sistema Confea/ CREA, o presidente do Confea ratificou a importância da revisão destas legislações.

"Temos uma Lei 5.194/66, será que ela responde às necessidades de nossa realidade profissional? Nenhum país se desenvolve sem a engenharia. Estamos iniciando nossa Soea, Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, e CNP, Congresso Nacional dos Profissionais, com esse propósito, nós precisamos ampliar esse papel que a sociedade nos cobra", defendeu.

Além de participar das programações do CREA-PA, o presidente do Confea aproveitou a passagem pela capital paraense para oficializar um convite ao presidente do CREA-PA. "Esse presidente do Confea está precisando de alguém que tenha este conhecimento e experiência, sei que ele foi eleito pelos profissionais do Pará, mas preciso que vocês me concedam-no, nem que seja por um período pequeno, tenho certeza de que vai me auxiliar e muito nas ações do Conselho Federal", justificou Tadeu da Silva.

Em seguida, foi a vez do engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, diretor presidente da Mútua, fazer seu pronunciamento perante conselheiros e inspetores do CREA-PA. "Estive ministrando palestra no Seminário de Inspetores do CREA-PA e falei um pouco sobre o quanto a Mútua avançou em algumas áreas, precisamos que estes benefícios cheguem mais aos profissionais, estamos reformulando os normativos para melhor atender as necessidades de nossos usuários", afirmou o diretor presidente.

Sobre o convite proposto pelo presidente do Confea, Calheiros manifestou-se plenamente de acordo por acreditar que o conhecimento e experiência do presidente do CREA-PA em muito contribuirá com o desenvolvimento das ações do CREA-PA. ?Tenho certeza de que você irá desenvolver um excelente trabalho no Confea e neste momento estamos precisando muito de sua relevante contribuição lá, fique certo que estamos lhe esperando de braços abertos?, ratificou Calheiros.

Na ocasião, o presidente do CREA-PA afirmou a dificuldade para a tomada da decisão proposta pelo presidente do Confea. "Fui eleito pelos profissionais que confiaram no meu projeto de trabalho, se por um lado tive que ponderar estas dificuldades, por outro lado estou tranqüilo por ter conseguido reverter um quadro de dificuldade financeira e por ter inovado ao passar a responsabilidade da eleição da Diretoria para as entidades de classe, o que com certeza nos auxiliou bastante", ressaltou.

Em resposta ao convite formalizado pelo presidente do Confea, Alberio respondeu positivamente, aceitando a proposta. "Vou aceitar este convite porque entendo que será por uma causa muito maior, espero poder corresponder plenamente às expectativas e deixar o Confea em uma condição melhor", divulgou, ao mesmo tempo em que informou que o pedido de afastamento inicial será para um período de seis meses.

Em seguida, o então vice-presidente do Conselho que assumirá a função de presidente do Regional externou o grande desafio que receberá ao exercer o cargo. "Tenho consciência desta grande responsabilidade, pretendo também corresponder às expectativas e superar os desafios", adiantou.

 
Tv. Doutor Moraes, 194-Nazaré-Belém-PA  CEP:66.035-080 Tel/Fax (91)3219-3402/3403/3404 - Funcionamento 8h às 16h:30mim