Em Santarém, CREA-PA deu início oficial ao processo de descentralização regional - 26/04/2012 09:03:15
Autor: Ascom
Fonte: CREA-PA

No último dia 20 de abril, o presidente do CREA-PA esteve cumprindo agenda administrativa em Santarém, região Oeste do Pará. O motivo foi o lançamento oficial da descentralização de algumas atividades, que agora passam a ser executadas diretamente pela Inspetoria de Santarém.

  

O lançamento oficial ocorreu às 16h no prédio 11 da Ceuls - Ulbra, no entanto, o cronograma de atividades do presidente iniciou logo cedo, às 6:30h, com uma entrevista televisiva e só foi finalizado com uma palestra para estudantes e professores, que ocorreu na noite do mesmo dia, após ser encerrado o lançamento.

Logo pela manhã, Alberio falou sobre a proposta de descentralização do CREA-PA no jornal televisivo Bom Dia Santarém (TV Tapajós). Após a entrevista, o presidente, junto com o inspetor do CREA-PA em Santarém, eng. civ. Paulo Gilson, reuniram-se com os professores do Instituto Federal do Pará (IFPA) objetivando a articulação de parcerias e convênios para realização de cursos, com enfoque para o aperfeiçoamento profissional, e a obrigatoriedade - por parte das escolas - de repasse das informações das características dos profissionais por ela diplomados, conforme determina a legislação em vigor, art. 10 da lei 5.194/66.

O auditório vip da Cels - Ulbra foi o local onde ocorreu o lançamento que deu início oficial à descentralização de alguns procedimentos, que agora passarão a ser executados diretamente em Santarém. "O evento foi muito positivo, pois mostrou que estamos empenhados em facilitar o atendimento das solicitações dos profissionais da região e, ao mesmo tempo, colaborando para garantir maior segurança à sociedade", constatou o presidente.

Após o lançamento, o presidente fez a entrega de algumas carteiras profissionais provisórias, já confeccionadas pela própria Inspetoria de Santarém, aos recém-formados e ministrou palestra sobre o Sistema Profissional Confea/ Crea para os acadêmicos e professores participantes do encontro.  

Mudanças

Com a ampliação das competências da Inspetoria, os profissionais não precisarão se deslocar à sede do CREA-PA para realizar procedimentos como emissão de carteiras definitivas e provisórias, vistos e renovação de carteiras, interrupção de registro, segunda via de carteira por extravio, por troca de nome, por inutilização e por fim de recadastramento, que agora poderão ser feitos em Santarém em um curto espaço de tempo. Entre os serviços mais solicitados na inspetoria são a renovação de carteira, primeiro registro e vistos.

Além dos profissionais que residem em Santarém, a Inspetoria visa atender os profissionais residentes nos municípios de Monte Alegre, Oriximiná, Itaituba, Porto de Trombetas, Trairão, Óbidos, Novo Progresso, Rurópolis, Belterra, Faro, Juruti e Aveira.

Projeto

Esta etapa do projeto de descentralização é resultado do Plano de Gestão Estratégica da gestão de 2008 a 2010, que tratou da descentralização das atividades e da maior integração com as instituições de ensino.  "O CREA-PA, ao desenvolver o planejamento estratégico, atribuiu à descentralização da gestão como diretriz institucional, visando ser reconhecida pela sociedade com uma organização comprometida com a defesa social e a excelência do exercício profissional, o que resultou em projetos, como a escolha da inspetoria de Santarém para pólo descentralizado, no que tange a registro profissional. Isto contribui para deixar o CREA-PA com uma estrutura mais leve, na busca da satisfação dos profissionais e da sociedade", explicou o gerente de fiscalização, eng. civ. Roberto Mira, que idealizou o projeto como então coordenador regional.

 
Tv. Doutor Moraes, 194-Nazaré-Belém-PA  CEP:66.035-080 Tel/Fax (91)3219-3402/3403/3404 - Funcionamento 8h às 16h:30mim